7 de abr. de 2009

1, 2, 3, 4... 5! - Listas idiotas, pro fundo d'A Estante

Meh, hoje fui bombardeado por praticamente todos os professores sobre o Enem, o vestibular e sobre entrar em uma faculdade boa. Isso, pra mim e para um outro monte de pessoas, é o motivo pra estar estudando agora, com dedicação, ou sem (fora o fato de que somos obrigados a tal).

Mas, infelizmente temos que pensar no que fazer depois da faculdade, e isso, sinceramente, me gera um certo medo, já que como futuro artista, visual e/ou plástico, ou eu posso conseguir colher resultados muito dos rootz, como professor ou outra coisa melhor, ou posso ter menos moral que uma pedra, como, oh baga, professor ou outra coisa pior. 

Pensando nisso, decidi definir o meu primeiro Top 5, idéia obviamente chupada de Alta Fidelidade, e que estava sempre nos planos. Entonces, segue a primeira de muitas listas que virão... ou não.

Top 5 Empregos Definitivos (isso também rolar no filme, é coincidência, diga-se de passagem):

5) Produtor Musical

Conhecer os sujeitos, por tabela ter um conhecimento monstruoso sobre música e ainda ser pago (muitíssimo bem, por sinal) por isso me parece algo legal, desde sempre. Além de tudo, ser produtor é estar um passo a frente na empreitada de ser músico, e isso muito me apetece.

4) Diretor de Cinema

Diretor bom de cinema, seria o certo, porque diretor por diretor, tem muitos ruins pra caralho, e eu não queria ser parte dessa leva. Enfim, expressar as suas idéias ou a dos outros, prezando somente os aspectos visuais da parada é genial: expressar violência, emoção e intensidade funciona muito melhor quando feito visualmente, se executado bem. Óbvio que a imagem não é nada sem outros aspectos, e até se torna secundária, mas ainda assim, isso continua tr00.

3) Escritor

Se visualmente as coisas são expressas de forma melhor, a escrita é mais precisa, visto que não te dá tanta abertura para explorar outros métodos de comunicação, como a imagem, mas com um vocabulário e um estilo narrativo muito bons, o absurdo, o limite e as emoções podem atingir o leitor como um tapa na cara, talvez mais do que visualmente. Um exemplo fuleiro: se Funny Games fosse um livro, talvez fosse mais terrível e angustiante, se escrito de forma primorosa.
Enfim, ter como trabalho escrever é algo que eu faria e muito!

2) Artista Plástico/Visual

Isso é bem palpável, pode-se dizer, e a minha sorte é que ser um artista está na minha lista. Expressar-se por meio da arte pode te limitar muito, ou te abrir tantas portas que talvez você nunca consiga abrir todas. Espero me encaixar na segunda opção, transformar minha arte em um organismo parasítico e absorver tudo o que puder, sem medo de experimentar coisas diferentes, considerando que prender-se em uma só forma de expressão torna tudo mais “maçante”, uma hora ou outra.

1) Músico

Ter uma banda rootz é o “emprego” definitivo, tomar uma das coisas que mais gosto de fazer como forma de viver me parece incrível: além das possibilidades que isso traz, a música, na minha opinião, tem uma capacidade de interferir nas vidas alheias de uma forma colossal, seja como caos controlado, ou como barulho desenfreado, experimental e extremo. Nada é igual à sensação de se ouvir uma Paranoid Android ao vivo, e sentir que aquilo faz tanto sentido pra você, quanto para as pessoas que a fizeram. Conseguir afetar a vida de outras pessoas e até mesmo a sua própria por meio da música é algo difícil, mas que se atingido, transforma você e o ouvinte nas pessoas mais felizes possíveis. 


P.S.: escrever aqui é como escrever no word: as pessoas só lerão isso, se eu mostrar e apontar. A diferença é que um está na internet, e o outro não, mas ambos compartilham o fato de gerarem textos herméticos, e lidos por poucos.

P.S.2: agora me ocorreu que acabar no ‘pérolas do Enem’ é algo a ser evitado.

P.S.3: eu não reviso meus textos, só pra constar.


Toma-lhe.

2 comentários:

  1. "colher resultados muito dos rootz, como professor ou outra coisa melhor, ou posso ter menos moral que uma pedra, como, oh baga, professor ou outra coisa pior."
    hahahahahaha

    Belo top5, Edz. Eu faria um parecido, haha.

    E, é, acabar no Pérolas do ENEM é algo que PRECISA ser evitado. Acho que você não chega no nível de alguns que escrevem "raios ultraviolentos" e tal.

    ResponderExcluir
  2. Mas pra vc o Enem ainda não vale nada, sair no Pérolas só de brinks seria Tr00.

    ResponderExcluir