23 de jul. de 2009

1, 2, 3, 4... 5! - Discos Definitivos do Radiohead

  A formatação não voltou ao normal, e os posts antigos também foram afetados. Ou seja, nada nem ninguém está a salvo das frescuras do seu browser.

  Mas como essas coisas não são obstáculos imponentes na luta de um estudante para disseminar suas opiniões sobre coisas inúteis, eis que hoje, farei não um, mas dois posts! Você não se sentia assim tão avantajado, desde o “quer pagar quanto”, das Casas Bahia. 

  Enfim, o primeiro post será um Top 5 discos definitivos, mas pra evitar bichices do tipo “aaaaaaaah, sifuder, o Revolver não tá em primeiro?”, vou sempre selecionar um tema, quando a lista for sobre discos.

  Hoje, Radiohead, a banda queridona dos que gostam de música boa, e minha preferida, sem dúvidas. Não que minha opinião tenha alguma credibilidade, mas e daí? Toma-lhe:

  Top 5 Discos Definitivos do Radiohead

  5) The Bends

  Eu me pergunto, mesmo, como alguém como ter esse disco como o preferido. É bom, sim, mas é tão “menos bom” que os outros: as músicas são homogêneas, não há nenhum atrativo grande nelas, a audição é arrastada e, pelo menos pra mim, só seis músicas do disco são muito boas. Metade, sim, mas podia ser o disco todo. São elas: Planet Telex, The Bends, High And Dry, Fake Plastic Trees, Just e My Iron Lung. As clichês mermo. No fim, vale ser ouvido por essas seis, mas pelo resto, não.

  4) Hail to the Thief 

Esse disco tem três pérolas, que merecem ser lembradas até o fim: 2 + 2 = 5, Go to Sleep e There There. Elas, só por elas, já valem o disco todo. Sério. O fim de There There, com o seu “we’re accidents waiting to happen”, é destruidor. Mas como um disco não é feito de 3 músicas, temos que falar das outras, que apesar de pecaram às vezes, não merecem ser apontadas e ditas como ruins. Isso vai de cada um, porque pra mim, nenhum é pra se pular. Myxomatosis, The Gloaming, Where I End and You Begin e Sit Down, Stand Up, porém, merecem ser apontadas e ditas como muito boas. 

  3) In Rainbows

O terceiro posto nessa lista sem credibilidade, não tira o mérito. In Rainbows, acho que, não tem nenhuma inédita, mas isso também não tira o mérito e mostra, ainda, que o Cabeça de Rádio não dá sinais de que vá decair. Nenhuma ruim, pelo menos aos olhos técnicos. Pra mim, All I Need e House of Cards são as únicas dispensáveis, mas o resto, preenche a lacuna. A quase fúria de Bodysnatchers, a sinceridade e o pessimismo de Nude, a delicadeza de Faust Arp e o desencaixe de Jigsaw Falling Into Place, são espetaculares, e o álbum, de todos os dos Radiohead, é o relaxado na audição. E isso é só mais um ponto positivo.

  2) Ok Computer

Ok Computer é espetacular, sem erros, com músicas que despertam sentimento em qualquer um. Pra um monte de gente, a obra-prima do Radiohead. Citar as melhores, é meio complicado, visto que de 12 músicas, 11 são incrivelmente boas. Mesmo. Mas só pra falar por cima, Airbag, Karma Police, Subterranean Homesick Alien, Lucky, No Surprises são as que mais merecem destaque, junto com Paranoid Android, a melhor do disco disparada, e uma das melhores do Radiohead.

  1) Kid A

Mais de uma ouvida é o necessário pra quebrar a barreira que esse disco cria, entre ouvinte e música. É denso, é confuso, e até chato, no começo. Porém, depois de passar pelo maior obstáculo, o disco começa a tomar uma forma incrivelmente boa: toda música, tem algum coisa pra te fazer pensar “caralho, isso é genial”, seja a letra, ou o instrumental, que não peca em momento algum. Mas isso é lugar-comum pra banda. O que não é usual, não é a supremacia instrumental, e sim como isso se dá: sinteticamente. Kid A marca uma mudança no Radiohead: as guitarras são deixadas de lado, e só são usadas em duas músicas. De resto, os componentes eletrônicos substituem as cordas, e isso só ajuda a tornar esse disco tão bom. Everything In Its Right Place, The National Anthem, How To Disappear Completely, Optimistic e Idioteque são absurdas, fantásticas, o que você quiser chamar. E Kid A, sem dúvida, é o melhor disco do Radiohead. Pelo menos até hoje.

  Então pare de ler besteira na internet e de ouvir aquele pagodão, e vá baixar pelo menos um dos discos da lista. Todos valem a pena, sem exceção, e tu sempre pode elevar tua moral perante os indies, se dizendo conhecedor do Cabeça de Rádio. Ou você acha que as pessoas só curtem por ser bom?

P.S.: Tomar no cu, essa formatação.

Um comentário: