1 de jul. de 2009

Ichi, the Killer [2003]

  Certo, 3 da manhã e minha missão é escrever uma resenha sobre “Ichi, the Killer”. As vantagens das férias não tem limites, realmente. Eu assisto um filme, termino tarde, e vejam só, ainda posso escrever sobre, aproveitando o embalo, com a única preocupação de acordar minha mãe e de dormir metade do meu dia amanhã. Ou hoje. Enfim.

  “Ichi, the Killer” conta a história de um chefão da Yakuza, Anjo, que todos acham que fugiu com todo o dinheiro de sua gangue. Mas o espectador fica sabendo que ele morre nos primeiros cinco minutos, então foda-se o suspense.
  Porém, um de seus comparsas, Kakihara, acredita que ele está vivo e corre atrás do seu chefe, acreditando que um tal de Ichi o matou. Ao mesmo tempo, um infiltrado da polícia contrata Ichi para matar a gangue de Kakihara, que ameaça uma guerra. Ou algo assim. 
  O diretor disso é o Takashi Miike, do qual não sei porra nenhuma. Só sei que ele é japonês e que seus filmes envolvem muita violência e a Yakuza. E que isso forma uma equação que se define mais ou menos assim: diretor japonês + violência + Yakuza = filme perfeito! Certo? Marromenos.
  Pois é, “Ichi” não chega a ser um filme ruim, mas em relação a todas as expectativas, é bem decepcionante. Isso se dá basicamente por dois fatores: a) a história é confusa, você não consegue acompanhar o que está acontecendo, e por isso, depois de um tempo, você deixa de ligar pra isso. Ponto negativo, porque enredo importa. b) as cenas de destroçamentos, assassinatos, torturas e afins, são engraçadas. Engraçadas! Cacete, eu esperava ter que pausar o filme no meio pra dar uma respirada e aliviar a tensão, mas dá pra rir com essas cenas. “Violência Gratuita”, que é muito menos violento, é mais tenso que isso; pelo menos eles não usam uma computação gráfica fuleira.

  Basicamente, esses dois fatores tiram um pouco da graça do filme. Mas daí vem a pergunta: se o enredo é paia, e a as cenas mais importantes também, o que sobra?
  Nada. A única coisa que te impede de dizer que o filme é uma merda é o fato dos personagens serem extremamente legais.
  Kakihara é um mothafocka sadomasô que está destacado no quesito “sou foda e ranco teu coração sem você piscar” (apropriação textual de frases, o futuro do jornalismo); um clássico vilão idiota, com aquelas idéias de “sou tão foda que ninguém me mata, então minha maior honra vai ser achar alguém que termine o serviço” e esses papos clichês. Um dos personagens mais c00l de todos.

  Ichi, o assassino que dá nome ao filme, supõe-se ser mais fodão que todos os outros, o matador sem coração, sombrio e bom de briga. Mas não, ele é um baita bundão, só mata pra se vingar dos guris que bateram nele na infância, e faz isso chorando. Extremamente idiota, extremamente legal.

  O resto dos personagens não é importante.

 Kakihara, soco no zóio dos irmãos!

No fim, não há tantos motivos pra se ver esse filmes, apenas para fins de curiosidade mesmo, já que deve ter coisa melhor, pelo menos no quesito violência doente e enredo. Mas isso não desmerece o filme, no seu todo, porque ele tem uns momentos realmente bons, apesar de tudo, como o começo, com seu andamento rápido e muito bem feito, os momentos com Kakihara, maravilhosamente sádicos e estilosos, e o final, que possivelmente é a parte violenta mais bem feita.

  Assista, em uma madrugada qualquer das férias.

3 comentários:

  1. Bom, eu particularmente não curto filme que envolve máfia japonesa (e afins). E não curto filmes dirigido por japoneses, cheio de lutinhas e afins.

    Então não me desperta nenhuma curiosidade, ainda mais depois de você crucificar o filme no seu blog :D

    ps.: e o estilo desse japa da foto nem sexy é.
    O que sobra?

    :*

    ResponderExcluir
  2. not my type of movie. mas as férias tem sido até proveitosas em termos de filme - só no último fim de semana foram across the universe, virgens suicidas e benjamin button. isso sem falar que telecine + hbo abertos rlz 4 tr00. também não tenho como assistir em alguma madrugada das férias, já que me acordam de 9 horas no máximo todo dia e minha mãe disse que vai acabar com essa história de assistir filme até tarde - até tarde means meia noite. OI?

    um que tem violência e máfia inglesa e eu achei engraçado pra caralho foi o snatch - porcos e diamantes do guy ritchie, que ninguém lembra que é diretor prq a profissão mais importante que ele já exerceu foi ser marido da madonna. mas voltando ao filme, achei bem legal e tem o brad pitt sem camisa, o que melhora qualquer filme (não que eu ache que essa parte te interesse muito). ah, e eu peguei o poderoso chefão emprestado, meus dias de heresia cinematográfia are over (:

    ps:HAUEHAUEHAUEHUA japonês de cabelo descolorido é muito aberracional, meldels.
    ps2:nunca mais vi vosso icone no msn online. eu também to entrando menos prq a internet nova tem uma zica com msn que deusmelivre.

    pronto, acabei minha bíblia (:
    aproveite as férias.

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!
    Bem legal o seu comentário sobre Ich.
    Eu tb acho que o filme tem uma roteiro bem confuso e que as vezes parece estar sempre no mesmo lugar e tal, mas uma coisa eu te falo a cena do óleo quente e a tortura nos bicos dos seios são sinistras.
    No mais, melhor aproveitável do que muitos Jogos mortais que tem por aí.

    ResponderExcluir